6 estratégias para pequenos e médios negócios venderem mais usando o TikTok
Rede social já bateu a marca de um bilhão de downloads e provou ser um solo fértil para o varejo.
Não há dúvidas de que a rede social que mais vingou desde a pandemia foi a chinesa TikTok. A partir dela, vídeos de curta duração viralizam e conseguem alcance mundial, um prato cheio para estratégias comerciais e de vendas. No ano passado, a plataforma lançou o TikTok Ads Manager, que permite a criação e publicação de anúncios e campanhas fazendo uso de insights sobre segmentação de público e orçamento.
Dados da própria rede apontam que 54% dos usuários encontram novos produtos em anúncios no TikTok, 73% acham que a publicidade no app é diferente das demais e um terço já comprou algo que sequer estava considerando comprar, por causa da plataforma.
“Novos formatos de venda vêm e vão. A capacidade de conhecer as oportunidades trazidas por cada plataforma e saber dialogar dentro das redes ‘da vez’ é o que difere uma empresa de suas concorrentes. É importante estar atento a esses movimentos e explorar essas oportunidades”, aponta Filipe Belmont, diretor de produtos da Loja Integrada, plataforma para criação de lojas virtuais mais popular do país, com mais de 2,5 milhões de lojas criadas.
Provando ser um bom caminho para alavancar vendas, o especialista sugere seis estratégias que pequenos e médios negócios podem utilizar para bons resultados com o TikTok.
- Conheça o seu público-alvo
Antes de qualquer coisa, é fundamental mapear o seu público-alvo, saber quem você quer atingir, faixa etária, regionalidade, gênero, entre outras características. Isso será essencial na hora de usar o TikTok e planejar os conteúdos para a rede.
- Fique de olho nas tendências
A partir do conhecimento de quem é o seu público-alvo, mapeie as tendências que estão rolando no aplicativo, como danças, efeitos, desafios e músicas em alta. Conecte as tendências do momento ao que o seu público-alvo consome na rede e crie roteiros de vídeos alinhados a isso.
- Olhe a concorrência
Veja o que os seus concorrentes estão fazendo e como o público reage a esses conteúdos. Anote o que funciona e use como inspiração na hora de criar campanhas e roteiros.
- Avalie influenciadores para a sua marca
O uso de influenciadores tira um pouco o “ar de publicidade” das campanhas e faz com que o público tenha uma maior identificação com os conteúdos gerados. É importante mapear os influencers que tenham os mesmos valores que a sua marca e uma boa forma de fazer isso são pesquisas de hashtags estratégicas dentro do próprio app.
- Faça um bom planejamento de postagens
Uma boa estratégia para o TikTok é fazer publicações sem muito intervalo de tempo entre elas. Para isso, você precisa de um bom planejamento prévio, com os temas que serão abordados. Criar os roteiros para os vídeos antes de produzi-los também é importante para garantir o sucesso das publicações. Outra dica aqui é estar preparado para imprevistos e ter os vídeos prontos pelo menos uma semana antes do prazo da postagem.
- Seja criativo
O TikTok trouxe consigo a possibilidade de criar conteúdo das mais diferentes formas. Então use a criatividade ao seu favor, não apenas para ser original e ter uma presença diferenciada dos demais perfis, mas também pensando que essa qualidade é muito bem aceita e desejada nessa rede social, podendo abrir caminhos positivos para o seu negócio.
Sobre a Loja Integrada
A Loja Integrada é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais de maneira prática e intuitiva, com opções de temas e serviços adicionais, além de parcerias com meios de pagamentos e envios. Com mais de 2,5 milhões de lojas criadas, a empresa tornou-se uma das maiores plataformas gratuitas da América Latina e a mais popular do Brasil. Segundo o Built With, portal que mede o desempenho das tecnologias e das plataformas de e-commerce, a Loja Integrada é responsável pela maioria das lojas virtuais que operam hoje no Brasil.